Esquema da Era Bitcoin: Alerta da Polícia colombiana após o presidente aparecer para endossar Bitcoin

3. Oktober 2020   |   by admin

A polícia na Colômbia emitiu um aviso sobre uma oportunidade de investimento fraudulento em bitcoin. O esquema visa os usuários das mídias sociais, convencendo-os de que o presidente colombiano Ivan Duque endossou um sistema de fazer dinheiro relacionado ao bitcoin.

O site do esquema em espanhol „anuncia“ a notícia, afirmando que Duque aprova o sistema de investimento e endossa oficialmente o bitcoin. Ele foi projetado para parecer um anúncio de notícias genuíno.

De acordo com a página, a Duque esquema: ele afirma que o acordo de investimento irá aliviar a crise econômica desencadeada pela pandemia do coronavírus.

Em uma foto no topo da página do golpe, Duque está entregando um pacote a um guarda. A imagem parece sugerir que a Duque está entregando um pacote de dinheiro de alívio para o coronavírus ao guarda.

A página de vendas acrescenta que a oportunidade de investimento assinada pela Duque é „o maior negócio do século para a Colômbia“:

„O magnata dos negócios colombiano, filantropo, investidor e presidente da Colômbia, assinou o maior negócio do século para a Colômbia“. Dando um grande passo em direção à tecnologia, o governo da Colômbia aprovou este acordo, e é isso que vem trabalhando para mudar a economia e o sistema monetário da Colômbia enquanto dura o estado de alerta para o vírus“.

A Era Bitcoin é um algoritmo projetado para tirar dinheiro das pessoas mais ricas do mundo e redistribuí-lo entre as pessoas comuns da Colômbia

A plataforma da Era Bitcoin supostamente permite aos cidadãos da Colômbia começar a gerar renda via moeda criptográfica. Usando um „algoritmo“, o site irá „pegar dinheiro“ dos bilionários do mundo e distribuí-lo entre os demais:

„Com base nessas trocas comerciais, o sistema opera automaticamente por conta própria para produzir uma taxa de lucro de 80%… A Era Bitcoin é um algoritmo projetado para tirar dinheiro das pessoas mais ricas do mundo e redistribuí-lo entre as pessoas comuns da Colômbia. Este algoritmo literalmente supera o mercado de ações com uma precisão de 80%, o que significa que você ganhará 8 em cada 10 transações“.

Como o esquema se espalhou pela mídia social colombiana, a polícia foi forçada a emitir um aviso em 2 de setembro.

A oportunidade de investimento no esquema Bitcoin Era

Colombia Check cita uma declaração do Centro de Polícia Cibernética descrevendo como o esquema funciona. O post explica uma oportunidade de investimento em bitcoin relacionada a uma plataforma chamada Era Bitcoin. A empresa está se preparando para lançar a plataforma, e os investidores que enviam dinheiro para a empresa hoje podem „gerar receitas via moedas criptográficas“ à medida que a plataforma é lançada.

A página de vendas da Era Bitcoin contém outros sinais aparentes de um esquema, incluindo uma entrevista com o CEO da Era Bitcoin „Diego Garcia“, que explica como funciona o sistema de investimento em bitcoin. A entrevista foi copiada e colada de um esquema similar de 2019 chamado Crypto Genius.

Outros notaram que outra foto na página é uma foto do YouTuber e do ator de voz Pete Acceturo. Outra imagem rotulada como „Jose Ruiz“, que é um estudante mexicano chamado Adan Cortes, que ganhou fama após invadir a cerimônia do Prêmio Nobel da Paz de Malala Yousafzai.

Para ser claro, o presidente da Colômbia não endossou a Era Bitcoin ou qualquer outra oportunidade de investimento em bitcoin.

Já vimos golpes como este em todo o espaço criptográfico. Os golpes pegam uma pessoa famosa, afirmam que essa pessoa endossou o golpe e promovem a página em toda a mídia social. Vimos isso no início deste ano com o apresentador de TV britânico e ex-estrela do X-Factor Rylan Clark-Neal. Eles pareciam afirmar que ele fez „milhões de bitcoin“ com uma oportunidade única de investimento. A estrela foi depois forçada a tweetar um aviso sobre o esquema.

Outros nomes notáveis usados em esquemas de bitcoin incluem Hugh Jackman, Gordon Ramsay e Martin Lewis, todos eles processaram o Facebook depois que os golpistas usaram suas semelhanças em um esquema de bitcoin e espalharam a campanha pelo Facebook.

Bitcoin tem se tornado cada vez mais popular na Colômbia nos últimos anos. Embora não seja tão popular quanto na vizinha Venezuela, a Colômbia tem dezenas de caixas eletrônicos criptográficos e várias trocas populares de criptografia online. A Colômbia também construiu uma estrutura legal para negócios de criptografia, incluindo as trocas de criptografia que procuram operar legalmente no país.